Match Program

Match Program da última partida do Vicenza Calcio, de sábado passado.

Ontem a noite, enquanto navegava pela internet, vejo o seguinte post no twitter oficial do Palmeiras: Baixe o Presskit do jogo dessa quarta-feira contra o Grêmio no Olímpico! http://bit.ly/9rOw1z”. Cliquei no link, sabendo mais ou menos o que me esperava, um kit de imprensa, com todas as informações do jogo para os profissionais dos meios de comunicação. Muito bem produzido, diga-se de passagem, com muita informação sobre a equipe, elenco de jogadores, estatísticas. Cliquem no link acima e façam sua avaliação. Mas sobretudo muito semelhante em formato e conteúdo, a algo que eu só vim conhecer aqui na Italia mesmo, o Match Program.

O Match Program (ou Programa da Partida) é bem famoso por aqui. Segundo me contaram alguns colegas de Master, aqui na Italia praticamente todas as equipes de série B pra cima produzem o seu. A diferença para o Presskit do Palmeiras, é que ele é distribuído aos torcedores e não para a impressa. E não pense que é produzido com material de baixa qualidade, tipo jornal. Pelo contrário, os que tive oportunidade de ver eram com papel de boa qualidade. Para quem gosta de ler, é sem dúvidas uma boa opção para os momentos que antecedem uma partida. E sobretudo, uma boa oportunidade de marketing para as equipes, já que suas páginas não contam somente com as informações sobre a partida, mas também com anúncios dos patrocinadores da equipe.  Os clubes dessa forma, além de oferecer mais uma opção de informação aos seus torcedores, oportunizam aos seus patrocinadores visibilidade para suas marcas.

Peguemos um jogo do Palmeiras no Campeonato Brasileiro, por exemplo. Digamos que não seja uma partida de lotação máxima, e que o Verdão consiga levar de 10 a 15 mil pessoas ao seu estádio. Não sou um especialista em publicidade, mas esse mesmo público seria o potencial de visibilidade de marca que um eventual patrocinador do Palmeiras teria com um anúncio no Match Program do clube. Não me parece que seja um número ruim.

Em fevereiro passado, durante uma viagem a Toronto no Canadá, tive a oportunidade de assistir uma partida do Toronto Raptors da NBA. Também o basquete norte-americano faz uso do Programa da Partida. Entretanto, alí o Match Program era comercializado. Mas por módicos CAD 1,00 (um dólar canadense). Um preço insignificante para o torcedor em relação ao preço do ingresso. Mas sempre uma boa oportunidade de marketing para a equipe.

Não tenho dúvidas que o Match Program está longe de ser a solução para os problemas financeiros das equipes esportivas. Tampouco tenho a pretensão de apresentar fórmulas mágicas. Mas é claro que trata-se uma opção criativa na busca de patrocinadores. Mais do que isso, pode ser um primeiro passo em um relacionamento clube-empresa que poderá evoluir no médio ou longo prazo. Simples e de fácil implementação, é uma solução adaptável a qualquer realidade esportiva, desde aquelas de pequeno porte como um clube do interior gaúcho, até a de um grande clube do futebol brasileiro como o Palmeiras.

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Sobre Mauro Bellenzier

Um apaixonado por esportes, em especial pelo futebol. Interessado por todos aspectos externos ao campo de jogo! Atualmente residindo em Treviso, na Italia, Mauro Bellenzier é formado em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul. Recentemente concluiu um MBA em Estratégias de Negócios Esportivos pela Universidade Ca' Foscari de Veneza. Sempre atento ao que acontece no cenário esportivo, acredita que a profissionalização da Administração Esportiva é um caminho inevitável para clubes e federações, mas mais do que isso, é um princípio básico para que possam desempenhar um papel de maior destaque na transformação de nossa sociedade.
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Uma resposta para Match Program

  1. Tiago Maciel disse:

    Mauro, em visita à Itália no ano de 2005, assisti a um jogo da primeira divisão entre Chievo Verona e Siena, em Verona. Foi nessa oportunidade que conheci um Match Program. Pra mim, até então desconhecido. Tratava-se de uma revista, com informações sobre o clube, seus jogadores, a cidade e seus patrocinadores. Pra mim que era de fora, interessantíssimo. De verdade. Poderia com facilidade saber quem era cada jogador em campo, nacionalidades, posição das equipes no campeonato e etc. Até trouxe pra casa, pro Brasil, de legal que achei. Ao meu ver, não resta dúvida que é uma ação de marketing importante, tanto no campo da publicidade como na divulgação do clube.
    No Brasil, o E.C. Juventude de Caxias do Sul – RS entrega, há alguns anos, à todos os torcedores na entrada do estádio, um jornal sobre a partida, com informações do confronto e algumas reportagens e entrevistas com jogadores. Porém, não está na altura dos Match Programs europeus, visto que por vezes as escalações das equipes não são tão atualizadas nem a classificação do campeonato. O papel também é de jornal, inferior, mas nada que desqualifique a excelente ação do clube.
    Não resta dúvida que trata-se de uma bela ação de mkt.
    Abraço

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